top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspf TV

Escola Amiga dos Direitos Humanos

Atualizado: 24 de jun. de 2021


Desafio EADH 2021 - Repórteres pela igualdade


"O Desafio Repórteres pela Igualdade convidou os jovens a ir para o terreno identificar possíveis situações de discriminação e saber o que a comunidade escolar pensa sobre o assunto.

Deste trabalho resultou um vídeo por escola que permitirá continuar a trabalhar o tema da discriminação no futuro recorrendo, entre outros recursos, aos vídeos produzidos.

Obrigada a todos e todas que participaram!"

Amnistia Internacional










Isolamento e Saúde mental dos jovens em plena pandemia


No dia 15 de junho, um painel constituído por membros do Grupo de trabalho que acompanha a implementação do Projeto e, ainda, por uma Psicóloga e uma aluna do 12.º G, refletiu sobre as consequências do isolamento na saúde mental dos alunos, perspetivando algumas formas de as superar.

A gravação do Webinar encontra-se disponível no canal da ESPF TV, no Youtube.


Webinar - Isolamento e Saúde mental dos jovens em plena pandemia
















Sessão sobre discriminação


No dia 5 de maio a Amnistia Internacional realizou-se uma sessão sobre discriminação. A sessão decorreu online e teve como destinatários as equipas que, em cada Escola Amiga dos Direitos Humanos, aceitaram o desafio - Repórteres pela igualdade.



Desafio EADH 2021 - Repórteres pela igualdade




No Encontro Escolas Amigas dos Direitos Humanos, realizado nos dias 16, 17 e 18 de abril, foi definido o desafio para 2021. O desafio consiste na elaboração de reportagens sobre discriminação que resultarão na elaboração de um vídeo por escola.





Encontro Escolas Amigas dos Direitos Humanos


Nos dias 16, 17 e 18 de abril decorreu o Encontro Escolas Amigas dos Direitos Humanos. Este encontro realizou-se em ambiente virtual e no qual a nossa Escola participou. Estiveram presentes 4 Alunos e 2 Professores que integram o Grupo de trabalho responsável pela implementação do projeto na Escola.

De acordo com a organização, "Esta edição permitiu, uma vez mais, dar voz aos jovens e incitar a comunidade escolar à participação ativa na integração dos valores e princípios inerentes aos direitos humanos nas suas escolas."




Workshop


No dia 24 de março realizou-se o Workshop com a Amnistia Internacional. O Plano de Ação elaborado pelo Grupo de trabalho foi objeto de análise. O momento foi aproveitado para refletir sobre as Áreas de intervenção, tendo como questão orientadora, "Que mudanças queremos alcançar?". Desta reflexão resultou o enriquecimento do documento inicial.


Reunião do Grupo de Trabalho EADH


No dia 17 de março reuniram alunos do Grupo de Trabalho EADH e respetiva Coordenadora, para ultimarem o Plano de Ação da Escola a apresentar no Workshop com a Amnistia Internacional, que decorrerá no próximo dia 24.


Reunião do Grupo de Trabalho EADH


No dia 17 de fevereiro teve lugar a primeira reunião do Grupo de Trabalho EADH da nossa Escola. Procedeu-se à análise do Relatório da Amnistia Internacional, elaborado na sequência das respostas ao questionário"Temperatura dos Direitos Humanos". Aproveitou-se a ocasião para preparar a participação do Grupo de Trabalho no Workshop com a Amnistia Internacional, a realizar no dia 24 de março.



E DEPOIS DA PANDEMIA?

Em maio de 2020 a Amnistia Internacional lançou um desafio às escolas do projeto Escolas amigas dos Direitos Humanos. Pediu-se que imaginassem o mundo depois da pandemia.




A resposta da nossa Escola pode ser encontrada em

2020/











A partir do mote "A vossa assinatura tem mais poder do que imaginam" decorreu, durante os meses de dezembro e janeiro, mais uma edição da Maratona das Cartas promovida pela Amnistia Internacional.





92 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page